Um transformador se trata de um equipamento que faz a mudança do circuito, elevando ou baixando as tensões. Desse modo, por existirem diversas necessidades, como a de casas e grandes empresas, é preciso utilizar um tipo específico, como em alguns casos, o transformador trifásico.
Ao longo deste artigo, falaremos mais sobre este dispositivo, onde ele é usado, como funciona e seus componentes.
Como o próprio nome diz, o transformador trifásico possui três bobinas. Tendo também como seus componentes os enrolamentos, estes que transferem a energia entre as fases. Já o núcleo magnético amplia o fluxo magnético e aumenta a eficiência do dispositivo.
Este tipo de transformador possui dois circuitos, o primário e o secundário, portanto, pode ser usado tanto em tensões simples quanto nas primárias.
Antes de saber onde o transformador trifásico é usado, para saber se ele será válido na sua necessidade, veja como ele funciona. Normalmente, ele é constituído por três transformadores monofásicos, tendo dois enrolamentos.
Enquanto o enrolamento primário é conectado a três fases da tensão de entrada, o secundário é ligado à carga. Com isso, ele pode aumentar ou diminuir a tensão, conforme a relação das espiras dos enrolamentos.
Existem alguns tipos de ligações que são usados no transformador trifásico, sendo umas das principais a Delta-Delta, utilizada em sistemas de distribuição de alta tensão, e a Estrela-Estrela, muito usada em indústrias por conta da sua capacidade de fornecer uma alta tensão neutra.
Um dos locais em que é possível observar o uso do transformador trifásico é nas redes elétricas nas ruas. Além disso, ele é comumente usado em diversas aplicações, principalmente por grandes indústrias que usam alta tensão, dentre elas, estão:
Por conta de suportar altas tensões, o transformador trifásico também pode ser usado em demais locais, como supermercados, hospitais, universidades, escolas, etc.
Para saber ao certo se este tipo de equipamento sana a necessidade do local, é preciso considerar a tensão de entrada e saída, a corrente e o fator de potência. Desse modo, é possível dimensionar os transformadores de forma eficiente, garantindo o fornecimento de energia estável e confiável nas mais diversas aplicações, como nas industriais e comerciais, por exemplo.
Além de entender o que é preciso considerar na hora de escolher o transformador ideal, é importante contar com uma empresa com expertise. Contudo, opte por profissionais capacitados para ajudar na melhor escolha.
Com sede em São Paulo, mais precisamente em Cajamar, a Neutron tem objetivo de fabricar e comercializar transformadores de alta, média e baixa tensão. Com sua unidade fabril com modernas instalações e somada a uma equipe de colaboradores altamente capacitados, garantindo produtos de extrema qualidade e confiança.
Nossos produtos estão entre os melhores do mercado e por isso buscamos sempre manter a qualidade que cada um de nossos clientes merece. Conheça o catálogo de transformadores da Neutron e escolha o que melhor se encaixa com as necessidades do seu sistema elétrico!
Cada vez mais, a sociedade utiliza os mais variados equipamentos elétricos no seu dia a dia, com isso se faz necessário usar os transformadores. O...
A instalação de um sistema solar residencial pode ser uma excelente forma de reduzir a dependência da energia elétrica fornecida pela rede e diminuir os...
Na gestão de energia elétrica para empresas, a escolha dos equipamentos certos pode fazer uma grande diferença na eficiência e segurança do sistema. Um dos...
Os transformadores isoladores desempenham um papel vital na proteção de circuitos sensíveis contra diversas ameaças elétricas. Saiba como esses dispositivos oferecem isolamento galvânico, proteção contra...